07/08/2017 11:40:00 - Atualizado em 07/08/2017 12:06:00 - DA REDAÇÃO

Vereadores discutem aumento de jornada de professores de creches

Executivo propõe aumentar a jornada de trabalho de 25 para 30 horas para adequar atividades extraclasse com o aluno

Professores se reuniram com os vereadores para manifestar apoio ao projeto

Tramitam nas comissões da Câmara  para discussão e votação na próxima sessão ordinária do dia 15 dois projetos de leis e um projeto de decreto  legislativo.  De autoria do Executivo, o Projeto de Lei Completar nº 010/2017 altera de 25 para 30 horas a jornada dos professores das creches municipais. O assessor municipal de Educação, Pedro Polotto, se reuniu com os vereadores,  ainda  antes do recesso, para explicar o teor do projeto. Na sessão do dia primeiro de agosto, os professores estiveram na Casa para manifestar apoio a aprovação do projeto, quando conversaram com o presidente João Célio Ferreira (PSDB) e demais vereadores.

Pelo projeto, o professor receberá pelas 5 horas a mais trabalhada, porém lhe é concedido o direito de recusar o aumento da jornada, abrindo mão do pagamento. Na justificativa, o Executivo argumenta que o aumento da jornada está sendo proposto para adequar a carga horária à legislação federal que estabelece o tempo de permanência do professor com os alunos e para as atividades extraclasses. Pela lei municipal vigente, o horário com o aluno estaria sendo prejudicado em 1 hora para  o cumprimento das horas de atividades sem alunos.

"A matéria foi discutida com a assessoria de educação, com os professores, e os vereadores irão discuti-la em plenário na próxima sessão. Cada um de nós terá elementos suficientes para formar juízo sobre o assunto e votar com muita tanquilidade", ponderou o presidente João Célio.